MUHM e AAMUHM lançam a exposição “Assistir, Educar e Vigiar: A Tuberculose em Porto Alegre” em seu formato virtual.



No dia 29 de setembro de 2020 o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul e a Associação de Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul apresentam apresentam a exposição “Assistir, Educar e Vigiar: A Tuberculose em Porto Alegre”.

Há registro da presença da Tuberculose ao longo da história, em todo o mundo. A enfermidade, que recebeu diferentes denominações como Tísica, Peste Branca ou Mal do Século - e, ainda hoje faz milhares de vítimas, mesmo após a descoberta da sua cura. Refletir sobre a enfermidade, as associações e imaginário ligados à ela, bem como as campanhas de combate à doença nos permite compreender quais as medidas adotadas e quem eram os agentes envolvidos na luta contra a doença, abordando acontecimentos do final do século XIX até hoje. No primeiro capítulo apresentado o abordamos o processo de concepção da expográfica do MUHM desde a escolha do tema, a pesquisa histórica e museológica, a seleção do acervo, a elaboração dos textos e roteiro educativo e, finalmente, a montagem da exposição.

Esse trabalho iniciado a cerca de um ano envolveu toda a equipe técnica do MUHM, e hoje apresentaremos algumas das ações desenvolvidas nos bastidores, para que os acervos possam ser visualizados e comunicados a sociedade. Serão lançados diversos episódios para apresentação desta exposição, se inscreva no canal do Youtube do Muhm no link bit.ly/3kZ6InW e acompanhe!